quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

DJCTQ (DEJUS)

Fala jurássicos... Bem vindos a mais um post... No blog de hoje quero perguntar para você, conhece ou já ouviu falar do DEJUS?

Bom DJCTQ é uma sigla para Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação. Ele é responsável por classificar os filmes, jogos eletrônicos e os programas de televisão, aqui no nosso pais. (Acho que eles pecam um pouco com a classificação dos programas de televisão, pois só tem lixo na tv e eles ainda sim deixam passar!).






Com certeza você já viu no inicio dos programas de televisão a menina fazendo gestos e o numero indicando a classificação etária do programa!?!

Segue a lista de classificação:

LIVRE: Como o nome já diz é Livre para todos os públicos, ou seja, qualquer pessoa pode assistir, desde uma criança a um adulto e idoso.




10: Não recomendado para menores de 10 anos, pois pode conter, pouca liguagem obscena, insinuação de sexo leve e violencia leve.

12: Não recomendado para menores de 12 anos, pode conter um apelo maior a sexo (algo mais erotizado, banheira do Gugu), liguagem obscena, sangue e etc.

14: Não recomendado para menores de 14 anos, contem nudez completa, consumo de drogas e outros.

16: Não recomendado para menores de 16 anos, nudez explicita (tipo os filmes da Emanuelle, hehehe), tensão extrema, ...

18: Não recomendado para menores de 18 anos, esta classificação é proibido para crianças e adolescentes, já parte para algo mais hardcore (Brasileirinhas) e tudo que não presta com mais intensidade (briga, consumo de drogas, violência, etc...).

Na minha opinião isto é importante, pois com isso os pais que não tem um "conhecimento mais desenvolvido" podem se basear, no que os filhos podem ou não consumir. Pena que no nosso pais isto ainda seja muito recente, os jogos não tem uma classificação correta, na maioria das vezes o jogo tem a classificação da ESRB (é o departamento que classifica  os jogos na América do Norte). Pois como você deve imaginar, cada cultura tem a sua própria classificação etária. Sim é a cultura que faz a classificação, pois o que pode ser "pesado" para nós pode ser normal para outras culturas.

Como eu já vi em um vlog do Macaco (spacemonkey), quem faz este controle são os pais, pois perante a legislação, os pais são responsáveis pelo conteúdo que os filhos irão consumir. Se você acha que seu filho de 5 anos pode jogar GTA5 ou assistir ao filme TED, ok! Desde que você mostre para ele o que é correto e o que é ficção. (Vale muito a pena passar no canal do Macaco no Youtube o cara tem uns pensamentos muito legais.)

Bom jurássicos, segue o link que fala deste assunto onde usei como consulta na wikipedia acredito também que se você assim como eu tem curiosidade por normas e regras seria interessante procurar no site do ministério da justiça. Por lá você terá contato com o que diz a legislação vigente.

Bom jurássicos, espero que tenham gostado do post de hoje... até o próximo post... Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala jurássico, deixe o seu comentário...